quinta-feira, 28 de julho de 2011


As suas principais cargas são; arroz e soja. A declividade do Rio das Mortes é baixa, o leito é arenoso e a flutuação do nível d’água entre a enchente e vazante é bastante significativa. As águas altas ocorrem entre dezembro e maio e as estiagem é máxima nos meses entre setembro e outubro.




É fonte econômica para o local por meio do turismo, lá são encontradas algumas espécies de peixes como; matrinxã, cachorra, pirarucu, piara, piranha, apapá, corvina, tucunaré e piraíba





Sua profundidade mínima é de 80cm, sendo navegável em 425km de extensão a foz até Nova Xavantina, o mesmo é o terceiro rio do mundo com águas mais puras, pois 40%, de sua extensão se encontra em reserva ecológica. Ele é afluente do rio Araguaia, encontra-se na bacia do estado do Tocantins,suas águas variam, tendo uma média anual de 1450mm e pode chegar ate 1600mm, por ano.

O Rio das Mortes, tem origem devido as batalhas travadas entre bandeirantes e índios xavantes as suas margens, pois os bandeirantes queriam se apossar e explorar o local.